Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado cozido
- 4 colheres (sopa) de farinha com fermento
- 75gr de manteiga
- 3 ovos
Blog dedicado aos pequenos prazeres da vida... Todas as receitas apresentadas foram confecionadas por mim. Bom apetite!!
Preparação:
Mistura o açúcar com os ovos inteiros, junta a manteiga e mexe bem. Acrescenta a soda e a canela, a farinha e por fim o leite. Verte para uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e vai ao forno cerca de 45 min em forno médio.
Preparação:
Junta todos os ingredientes excepto as maçãs. Descasca as maçãs e lamina-as. Numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha coloca uma camada da massa e uma de maçãs, outra de massa e repete eté terminarem os ingredientes. Vai ao forno médio cerca de 40 min. Fica delicioso!!
Preparação:
Junta todos os ingredientes num tacho e deixa cozinhar até os bifes estarem confecionados, durante aproximadamente 40min. Vai mexendo para que não se agarrem e verifica se precisa de algum ajuste nos ingredientes. Podes acompanhar com batata cozida.
Ingredientes (variam consoante o nº de pessoas, o talhante poderá ajudar):
Preparação:
Coze as carnes em água e sal (a de porco, os pés de porco e a orelheira), a dobrada deve ser cozida à parte porque é mais dura e demora mais. Coze o feijão branco ou de manteiga em água e sal. Faz o estrugido com a cebola, o alho, louro, salsa, piri-piri e o azeite. Coloca o vinho e polpa de tomate e junta as carnes. Deixa refogar, junta o feijão e a água de o cozer. Deixa apurar mais alguns minutos e verifica o sal. Para acompanhar podes preparar um tacho de arroz branco. Faz o estrugido com azeite e cebola, coloca a quantidade de arroz adequada ao número de pessoas, junta a água e deixa cozer aproximadamente 10 min.
Preparação:
Para preperar a massa, ferve água num tacho, juntamente com uma pitada de sal e margarina, e coze o esparguete durante cerca de 8 min. A língua deve ser previamente esfolada em água a ferver para retirar a pele. Corta-a aos pedaços e num tacho colocas a língua, e todos os restantes ingredientes, excepto a cenoura (que deve ser colocada 10 min antes de desligares a carne). Vao mexendo e acrescentando água conforme for preciso, coze cerca de 1 hora, até estar mole.
Preparação:
Coze o bacalhau apenas em água. Depois de cozido desfia-o e cozinha num estrugido de azeite, cebola picada e o louro. Frita as batatas palitadas fininhas mas sem deixar que fiquem estaladiças. Tempera-as com sal. Num tacho mistura o bacalhau com as batatas e coloca os ovos. Leva ao lume para cozinhar os ovos, mexendo para não agarrar.
Preparação:
Escolhe e lava a alface, corta-a em juliana para uma saladeira. Coze a massa apenas em água, escorre-a e deixa arrefecer. Junta à alface as delícias, as salsichas, o atúm escorrido, a cenoura ralada, os ovos fatiados e por fim a massa (só depois de fria). Tempera com sal fino, azeite, orégãos e vinagre e mexe muito bem. Deliciosa como refeição nos dias mais quentes.
Preparação:
Mistura as gemas com a água. Adiciona o açúcar e o azeite e mexe bem. Junta a farinha e o fermento e por fim as claras em castelo. Envolve com cuidado para não quebrar. Leva ao forno em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, cerca de 40 min.
Receita retirada de asreceitasladecasa.blogspot.com
Ingredientes para a carne:
Ingredientes para a pizza:
Preparação da base:
Mistura o fermento com a farinha, desfaz o sal na água morna e junta a água e o azeite à farinha. Envolve bem e tapa a massa com um pano ou uma toalha e coloca em sítio quente para levedar (cerca de 2 horas).
Preparação da carne:
Coloca a carne na frigideira, junta o molho e todos os restantes ingredientes. Vai mexendo e deixa a carne cozinhar bem.
Preparação da pizza:
Estende a massa num tabuleiro e por cima coloca a polpa de tomate bem espalhada. Junta uma camada de carne moída e coloca fatias de queijo por cima. Acrescenta a restante carne moída, os cogumelos, queijo ralado e uma pitada de oregãos. Leva ao forno até derreter o queijo sem deixar queimar a base (cerca de 30 min).
Preparação:
Tritura as bolachas até ficarem bem moídas. Separa as gemas das claras e bate as claras quase em castelo, junta 6 colheres de açúcar e mexe bem. Noutro recipiente bate as natas e junta também 6 colheres de açúcar. Envolve os dois preparados e envolve. Numa taça grande ou em taças individuais coloca uma camada de bolacha, uma de natas, uma de bolacha, etc. até terminarem os ingredientes. A última camada deve ser de natas. Num tacho mexe as gemas com 6 colheres de água e 6 de açúcar. Leva a lume brando mexendo sempre até ficar tipo creme. Deixa arrefecer e coloca por cima das natas. Vai ao frigorífico durante cerca de 6 horas antes de servir.
(Receita da minha amiga Vânia. filipemx410.blogspot.com)
Ingredientes para o recheio:
Preparação:
Para a massa, bate o açúcar com a manteiga e a raspa do limão, de seguida junta os ovos, a farinha, o fermento e o leite. Mistura tudo muito bem e verte para uma tarteira forrada com papel vegetal e untada com manteiga. Leva ao forno (+- 170º) durante 10 a 15min.
Enquanto a massa coze, mistura todos os ingredientes para o recheio e leva ao lume cerca de 10 min. Depois da massa cozida, retira do forno, e espalha o recheio sobre esta. Leva novamente ao forno cerca de 20min, em forno médio.
Preparação:
Pica bem a bolacha (costumo colocar num pano e bater com o martelo de cozinha) e junta-lhe a manteiga. Coloca a mistura numa forma de mola, pressionando bem, leva ao forno cerca de 10 min. Mistura o queijo com o açúcar, o vinho do Porto e o limão até ficar macio. Separadamente bate as natas mas sem deixares ficar muito duras e junta ao preparado anterior. Coloca sobre a base de bolacha, espalhando bem. Leva ao congelador cerca de 3 horas e antes de servir desenforma e cobre com o doce e decora a gosto. Podes guardar no frigorífico se sobrar.
Nota: Já publiquei no blog outro cheesecake, mas este é a receita da minha amiga Dani, a quem agradeço. Este cheesecake é muito bom mas as opiniões de quem provou os 2 preferem o outro, é mais docinho porque leva leite condensado. Experimentem e digam-me o que acharam.
Preparação:
Desenrola a massa folhada e polvilha-a com açúcar e canela a gosto, em alternativa podes também polvilhar com chocolate em pó. Depois, de um dos lados enrola a massa até ao centro e faz o mesmo do lado oposto para que consigas obter o formato dos palmiers. Corta em fatias com cerca de 1cm ou um pouco menos e dispõe num tabuleiro (para não ter o trabalho de barrar o tabuleiro com manteiga costumo utilizar o papel que vem na massa folhada, para que os palmiers não se colem ao tabuleiro). Leva ao forno entre 15 a 20 min, convém ires controlando para que não se queimem.
Preparação:
Mistura a farinha com um pouco de leite. Junta o açúcar e o restante leite. Leva ao lume mexendo sempre, até ferver. Bate as gemas e junta-as ao preparado anterior mas só quando este estiver quase frio. Leva de novo ao lume sem deixar ferver. Verte em tacinhas individuais ou,se preferires, numa taça maior, e leva ao frigorífico. Quando servires polvilha com canela ou então queima (colocas açúcar por cima do leite creme e com um ferro próprio quente, ou pode ser uma colher de sopa, vais queimando o açúcar, voltas a aquecer bem o ferro e queimas novamente, até ficar tostadinho)
Preparação:
Batem-se as gemas com o açúcar, juntam-se as claras em castelo e por fim a farinha aos poucos. Leva ao forno em forma untada cerca de 40 min.
Preparação:
Frita-se a carne aos bocadinhos na banha de porco. Depois de frita retira a carne e coloca a chouriça e as favas e os restantes ingredientes e deixa cozinhar até as favas ficarem cozinhadas, vai salteando (não mexas porque se não as favas ficam moídas).
Ingredientes:
Preparação:
Lamina os morangos (guarda 2 inteiros para decorar) e junta-lhes o açúcar e 2 folhas de hortelã bem picadas. O ideal é deixar estre preparado repousar durante algumas horas, mas como não tive tempo juntei 2 colheres (sopa) de água e envolvi bem. Mexe os iogurtes para que fiquem mais líquidos. Divide o preparado dos morangos em 2 taças e verte o iogurte por cima. Decora com os morangos inteiros, a hortelã e as raspas de chocolate (para as raspas usa uma faca e rasta numa tablete de chocolate e assim obténs as raspas). Serve de imediato!!
Preparação:
Mistura o açúcar com a farinha, junta os ovos e bate tudo muito bem. Depois junta a manteiga derretida e arrefecida e o leite e volta a misturar bem. Unta as forminhas com manteiga e polvilha com farinha (se forem de silicone não precisam de ser untadas). Leva a cozer em forno a 180º cerca de 20 a 25 min. Deixa-as arrefecer bem antes de desenformar, pois assim é mais fácil e não se partem. Polvilha com canela.
Receita da minha amiga Daniela
Preparação:
Forra uma tarteira com a massa quebrada (eu nem costumo barrar porque coloco directamente com o papel que a massa traz). Descasca as maçãs e lamina-as, coloca por cima da massa folhada. Polvilha com canela a gosto e junta bastante mel, quase até tapar as maçãs. Vai a forno quente durante 30min.
Preparação:
Pica as bolachas, se não tiveres picadora (como é o meu caso), coloca-as todas no centro de um pano e "fecha" o pano, depois parte-as bem com um martelo de cozinha até ficarem em pó. Numa taça envolve bem (com as mãos) a bolacha com a manteiga amolecida e o leite. Numa forma de fundo móvel coloca bem estendido este preparado, mas só na base e leva ao forno quente 10min. Coloca as folhas de gelatina em água fria para amolecerem. À parte bate bem as natas, junta o leite condensado e por fim o queijo, batendo sempre. Espreme as folhas de gelatina e mistura-as em 3 colheres de água quente para que se dissolvam, vai mexendo para que arrefeçam (pois se as juntares ao preparado das natas ainda muito quentes podem quebrar as natas) e junta ao preparado anterior. Verte para a forma, por cima da bolacha. Leva ao congelador e retira 10min antes da hora de servir. Mal retires do congelador espalha o doce de morango por cima e desenforma. Após servires podes guardar no frigorífico.
Bom apetite!!
Preparação:
Num alguidar grande despeja a farinha e abre um buraco, pois os restantes ingredientes serão colocados todos no meio. Junta os ovos inteiros previamente batidos, o açúcar, a manteiga derretida e arrefecida, a raspa e o sumo dos limões, a cachaça e o azeite. À parte dissolve o fermento num pouco de água quente e junta o sal. Depois de bem dissolvido junta ao preparado anterior. Ao lado coloca uma taça com água morna para mais tarde utilizares. Com as mãos vai dissolvendo os ingredientes até os envolveres todos numa massa pegajosa. Quando não conseguires soltar a massa das mãos tens que as começar a molhar na água que reservas-te e continua a amassar como ilustra a foto. É bastante cansativo para uma só pessoa, por isso recomendo que peças ajuda. À medida que fores amassando convém também ires molhando as mãos e esfregando em redor do alguidar para descolares a massa. Depois de bem amassada arredonda a massa e polvilha um bocadinho de farinha por cima, passa as mãos levemente para ela ficar espalhada. Tapa bem o alguidar com cobertores e deixa perto da lareira ou de uma fonte de calor. Temos por hábito amassar à noite para que fiquem a levedar toda a noite e sejam cozidos de manhã. Não convém que os deixes apanhar correntes de ar porque assim podem não crescer (o alguidar fica meio de massa mas depois de levedado deverá estar cheio). Quando estiverem prontos para cozer, acende o forno, corta e molda a massa em bolas e tende com farinha novamente. Retira a cinza e as brasas maiores. Coloca uma folha de jornal ou de couve por baixo da massa para que não se queimem na base. Após colocados no forno tem cuidado com o calor das brasas para que não se queimem, vai estando sempre atenta. O tempo de cozedura depende do forno e da preferência que tens por eles (mais escurinhos ou mais mal cozidos). Acompanha muito bem com manteiga, doces e queijo. Há quem diga que não convém contar a ninguém que se vai fazer folares porque depois podem não levedar. Há também quem faça uma reza antes de os tapar, mas a nossa é um segredo familiar que a minha avó nos passou. Se por acaso alguém experimentar depois que me diga como correu.
Preparação:
Mistura bem as gemas com o açúcar e a manteiga derretida até obteres um creme bem homogéneo. Num prato dispõe uma camada de bolachas previamente molhadas no café e por cima uma camada do creme, outra de bolachas e depois de creme, continua assim sucessivamente até terminarem as bolachas. Com o que sobra do creme barra bem o bolo e polvilha com bolacha ralada (se preferires podes também decorar com côco ralado ou pepitas de chocolate).
Preparação:
Mistura bem todos os ingredientes e leva ao forno em forma untada (manteiga e farinha) durante 45 min em forno médio.
Preparação:
Mistura o fermento com a farinha, desfaz o sal na água morna e junta a água e o azeite à farinha. Envolve bem e tapa a massa com um pano ou uma toalha e coloca em sítio quente para levedar (cerca de 2 horas).
PARA O MOLHO:
Ingredientes:
Preparação:
Tira a pele do tomate e corta aos pedaços. Num tacho junta o azeite, a cebola e o alho bem picados e o tomate. Leva a lume brando e vai mexendo. Deixa cozinhar um pouco mais depois de começar a ferver e passa com a varinha.
PARA A COBERTURA:
Ingredientes (quantidades variam consoante o gosto):
Preparação:
Depois da massa estendida num tabuleiro e de colocares o molho por cima começa a juntar os ingredientes consoante preferires, para o fim deixa o queijo, os ovos, o sal e os orégãos. Leva ao forno médio até o queijo derreter e os ovos ficarem cozinhados (sem deixar queimar a base). Podes colocar os ingredientes que mais gostares.
Preparação:
Num tacho coze bem a massa em água e sal. À parte, numa frigideira, coloca a vaqueiro e deixa derreter, junta o bacon e acrescenta o caldo de carne, o açafrão, o piri-piri, os cogumelos e os orégãos. Vai mexendo e deixa cozinhar ate o bacon ficar lourinho. Escorre a massa e junta-lhe o bacon e as natas, deixa cozinhar até engrossar as natas. Podes polvilhar com queijo ralado.
Sugestão:
Podes também juntar ao bacon fiambre aos cubos.